Investimento
a partir de: R$ 5.150,00

Terrestre

8 dias

Nacionais
Roteiros Individuais pelo Brasil

A beleza natural do Jalapão e o espírito de aventura que cerca a região o transformaram em uma das principais atrações do ecoturismo no Brasil.

Localizado no Estado do Tocantins, o Jalapão encanta por suas águas abundantes, chapadões e serras com clima de savana, além da paisagem de cerrado. Seus rios com cachoeiras cristalinas e suas impressionantes formações rochosas são convites para interagir e contemplar a natureza. Suas dunas alaranjadas, características da região, os fervedouros com suas águas quentes e borbulhantes que impedem a gente de afundar e a receptividade da população local são marcas inesquecíveis. Os passeios são variados: Caminhadas por morros, raftings, praias selvagens, cachoeiras e poços de águas cristalinas e até pôr-do-sol no alto das Dunas.

Se você quer ver belezas únicas e busca profunda inteiração com a Natureza, o Jalapão vai conquistar você!

SUMOND: Sua Viagem, Seu Mundo, Sua Experiência!


1º dia – Origem / Palmas:

Embarque com destino a Palmas. Recepção no Aeroporto e transfer para a hospedagem em Palmas. 

2º dia – Palmas - São Félix:

Às 07:20 - Saída com destino ao Jalapão Ecolodge para almoço. Logo após, teremos a oportunidade de um refrescante banho na enseada do Rio Soninho. No final da tarde subiremos o Morro da Catedral, um dos cartões postais do Jalapão, onde teremos a magnífica experiência de apreciar um belíssimo entardecer. Após a descida, faremos nosso jantar e pernoite em São Félix. Nível de Dificuldade: Leve a moderada. 

3º dia – São Félix:

Às 05:00 - Saída cedo para trekking na Travessia da Velha, uma caminhada de aproximadamente 12 km, passando por campos limpos e veredas, até chegar na Cachoeira da Velha, uma oportunidade de vermos de um ângulo diferente do convencional, ou seja na parte de dentro do parque. No almoço faremos um piquenique em uma das prainhas do Rio Novo, uma chance de comer em meio à natureza. Na sequência faremos um Rafting de 2 horas, com corredeiras classe IV, para que todos possam conhecer a emoção que é remar no Jalapão, uma dose de adrenalina na medida para ficar marcada como o cartão de visita na mente dos amantes da natureza que visitam o Jalapão. Visitaremos também, várias prainhas no maior Rio de águas limpas e potável do Brasil. Depois de finalizado o Rafting, retornamos por uma trilha de mais 3,5 km até o Jalapão Ecolodge com chegada prevista às 18:00. Após um breve descanso, partiremos para cidade de São Félix para jantar e pernoite. Nível de Dificuldade: Moderado.

* ROTEIRO ALTERNATIVO - (De novembro a Abril): Em virtude do período de chuvas e questões operacionais e segurança, haverá uma mudança do percurso. Iremos percorrer uma trilha de 5 km entre o Fervedouro do Alecrim e o Fervedouro do Bela Vista. Após o almoço, partiremos para uma aventura de Rafting por 12 km, aproximadamente 2 horas e meia de descida classe II ou III pelo rio Soninho. No final do dia chegaremos à cidade de São Félix para jantar e pernoite.

4º dia – São Félix – Mateiros:

Seguiremos após o café da manhã em direção a Mateiros. Visitaremos o Fervedouro do Buritizinho e a prainha do Rio Formiga. Depois do banho de rio iremos caminhar 4 km em meio ao Cerrado até o Fervedouro Encontro das Águas. Iremos desfrutar do banho no Encontro dos rios Formiga e Soninho, onde poderemos notar a diferença de temperaturas e cores de suas águas. Em seguida almoçaremos uma típica comida Jalapoeira na Comunidade Quilombola Mumbuca, berço do capim dourado. Após um breve descanso, seguiremos até a Cachoeira do Formiga, considerada uma das mais belas do Jalapão, com suas águas de cor verde esmeralda que proporciona um banho relaxante e renovador para o corpo. Um dos mais desejados e belos para banho, mergulho e flutuação. 

5º dia – Mateiros - Ponte Alta:

Começaremos o dia bem cedo, às 04:00 horas, com um trekking na Serra do Espírito Santo, aproximadamente 4 horas de duração com uma subida de 500 metros, mais uma trilha de 3 km em cima da Serra, onde poderemos apreciar o alvorecer e uma paisagem deslumbrante. Depois, iremos tomar café regado de histórias no Bar de Dona Abenita. Em seguida visitaremos as Dunas do Jalapão, um belo cenário com suas areias laranja dourado, rodeadas de serras e veredas para apreciar essa paisagem autêntica da região jalapoeira. Logo após a visita das Dunas, conheceremos uma prainha do Rio Novo onde poderemos tomar um banho e almoçaremos no restaurante do Sr. Adélio na Comunidade do Rio Novo. Após o descanso, seguiremos para Ponte Alta para jantar e pernoite. Nível de Dificuldade: Moderado. 

6º dia – Ponte Alta – Taquaruçu:

Sairemos em direção a Taquaruçu, mas não sem antes conhecer outro cartão postal da região: trata-se da Pedra Furada, uma enorme pedra de arenito esculpida pelo vento e chuva. Em seguida nos deslocaremos para o Canyon Encantado, um lugar de beleza rara e única. Em algumas épocas do ano, chega a ter mais de cinco cachoeiras que podem ser vistas do mesmo lugar. Faremos uma caminhada de aproximadamente 1,5 km por dentro do Canyon. Almoçaremos no restaurante do Senhor Juraci, onde apreciaremos uma deliciosa comida caseira regada de boas histórias. Após um breve descanso seguiremos para Taquaruçu, com chegada prevista para as 19:00 horas. Nível de Dificuldade: Moderado a Difícil.

 7º dia – Taquaruçu:

Às 08:00, começaremos nosso roteiro com um dia relaxante e cheio de encantos no Distrito de Palmas, Taquaruçu, um lugarzinho aconchegante e bucólico, de gente hospitaleira e cheio de cachoeiras de águas frias e cristalinas, o manancial de águas da capital do estado. Visitaremos a Fazenda Ecológica e curtiremos a bela Cachoeira das Araras (25 metros), talvez aqui tenhamos a oportunidade de sermos conduzidos pelos labradores dóceis da propriedade. Após o almoço iremos conhecer mais dois atrativos: a Cachoeira Escorrega Macaco (50 metros de altura) e a Cachoeira Roncadeira (70 metros). Em seguida, iremos apreciar o entardecer em algum local especial, retornaremos para Palmas, acomodação e pernoite em Taquaruçu na Pousada Aldeia da Serra. 

8º dia – Taquaruçu - Palmas / Origem:

Traslado até o aeroporto de Palmas para embarque para cidade de origem.



  • Investimento
    a partir de: R$ 5.150,00
    Somente Terrestre

    8 dias

  • Nacionais
    Roteiros Individuais pelo Brasil




  • Condições comerciais É facultado à SUMOND promover ajustes, melhorias, inversões, cortes, substituição de meios de transporte ou alterações que forem necessárias para a continuação da viagem e segurança do grupo. Eventuais cancelamentos (inclusive de voos), atrasos ou mudanças, por força maior, alheio à vontade da agência, não serão de sua responsabilidade e não darão direito a descontos proporcionais ou indenizações, uma vez que o roteiro foi projetado e elaborado antecipadamente, dentro de situações normais de clima, tráfego, política e mecânica. Os horários são orientativos e sujeitos a alterações.
  • Compartilhe:

    © Copyright 2020 SUMOND - Todos os direitos reservados.
    SSL